História

foto-santuario

Santuário Nossa Senhora do Carmo

Um centro de referência religiosa

O Santuário Nossa Senhora do Carmo é um dos locais de maior concentração de devotos da Virgem Maria em Curitiba. Fundado como paróquia no ano de 1954 e elevado ao grau de Santuário em 2001, desenvolve hoje diversas atividades religiosas, sendo um grande templo de evangelização e fortalecimento da fé cristã.

A partir da reforma realizada de 2005 a 2007, o Santuário passou a contar com uma infra-estrutura de 1.900m2 de construção para abrigar 1.000 pessoas sentadas. Compõem ainda a edificação do Santuário: uma torre, um portal e os sinos com mais de 1.200 quilos. O piso e os belíssimos vitrais são destaques entre as Igrejas da cidade de Curitiba.

 

Nossa Senhora do Carmo

Virgem Mãe do Escapulário

A devoção a Nossa Senhora do Carmo é muito antiga na Igreja. Sua origem veio do Monte Carmelo, na Palestina, quando no século XIII, São Simão Stock, então superior da Ordem Carmelita rezava para Nossa Senhora, pedindo proteção pelas perseguições que recebia. Foi para atender a este pedido que Nossa Senhora do Carmo apareceu e lhe fez a seguinte promessa: “Recebe, querido filho, este Escapulário de tua Ordem, privilégio para ti e para todos os meus filhos que usarem: aquele que morrer revestido deste ‘manto’ será preservado do fogo do inferno. Ele é sinal de salvação, proteção dos perigos.”

A partir daí a devoção difundiu-se rapidamente na Europa e propagou-se amplamente em outros lugares, inclusive na América Latina.

 

O Escapulário

Sinal de confiança e amor a Maria

O Escapulário é um sinal externo de devoção mariana, que consiste na consagração a Santíssima Virgem Maria, na esperança de sua proteção maternal. No dizer do Vaticano II, “um sinal sagrado, segundo o modelo dos sacramentos, por intermédio do qual significam efeitos, sobretudo espirituais, que se obtêm pela intercessão da Igreja”. Em suas normas práticas o Escapulário é imposto só uma vez por um sacerdote ou diácono. Seu uso exige, no mínimo, a oração diária de três Ave-Marias em honra a Nossa Senhora do Carmo.

O Escapulário do Carmo não é: um sinal de proteção mágica ou amuleto; uma garantia automática de salvação; uma dispensa de viver as exigências da vida Cristã.

O Escapulário do Carmo é composto por duas peças de pano, de cor marrom, unidas entre si por dois cordões. A palavra “escapulário” indica uma vestimenta que os frades usavam sobre o hábito religioso, durante o trabalho manual. Com o passar dos anos, a Igreja entendendo os privilégios e benefícios espirituais do escapulário, percebe a necessidade de reduzir o seu tamanho para que todos os fiéis o pudessem receber.

 

Novenário perpétuo

Exercício de fé cristã

Todas as quartas-feiras o Santuário celebra a novena perpétua em honra a sua padroeira em 14 horários diferentes. Desde que foi implantada, em 1998, são inúmeros os testemunhos recebidos sobre graças alcançadas por intercessão de Nossa Senhora do Carmo.

Os temas de cada novenário são específicos, mas sempre relacionados às questões da vivência em família, orientados pelas necessidades espirituais dos devotos. A numerosa frequência de fiéis às celebrações não se limita aos paroquianos, mas atinge a cidade de Curitiba, Região Metropolitana e também outros municípios.

 

Festas e celebrações tradicionais

• Festa da padroeira (16 de julho)
• Festa das capelinhas (maio)
• Corpus Christi (Junho)
• Via Sacra ao vivo (Sexta-feira Santa)
• Festa do Divino Espírito Santo (Pentecostes)
• Casamento comunitário (maio)
• Missa do Dia dos namorados (12 de junho)

 

Oração à Nossa Senhora do Carmo

Nossa Senhora do Carmo, que deixastes o Santo Escapulário como sinal do vosso amor e proteção, sois reconhecida como assistência na vida e consoladora amável na hora da morte. Eu, vosso filho (a) e devoto (a), pronto (a) a vos servir, disposto (a) a vos amar, me apresento a vós e nesta novena faço o meu pedido (diz-se aqui o pedido da graça desejada). Nossa Senhora do Carmo, nunca se ouviu falar que alguém necessitado, tento recorrido a vós, tenha ficado desamparado. Com confiança, Mãe do Escapulário, intercedei junto ao vosso filho, Jesus Cristo, por mim, por aqueles por quem devo rezar sempre e por aqueles que se confiaram as minhas orações. Mãe amável, sede-nos propícia e rogai por nós a Deus para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Amém.

 

Venha conhecer o Santuário.

Nossa Senhora espera sua visita!

Construído no final da década de 70, o Santuário de Nossa Senhora do Carmo passou por reformas, e recebe, semanalmente, cerca de 10 mil pessoas, somente nas quartas-feiras quando são celebradas novenas em 12 horários ao longo do dia.

Somados aos aproximadamente 8 mil paroquianos que frequentam o Santuário nos finais de semana, este é o segundo mais visitado em Curitiba.

A ampliação começou no final de 2005, o projeto previu mais espaço nas laterais e também uma nova fachada. Somente o altar não será alterado. Com o término da construção o Santuário tem capacidade para acomodar 1.200 pessoas sentadas.

Os recursos para realização das obras foram obtidos por meio de diversas campanhas que são feitas junto aos devotos.